PROJETO: SEMANA DA ÁGUA



TÍTULO: ÁGUA – FONTE DE VIDA
DATA: 19/03/2012 à 05/04/2012
PÚBLICO ALVO: 1º ao 7º ano
ANO: 2012
  1. Justificativa
A água é um dos elementos de maior importância para todas as formas de vida na Terra.
O homem, com sua inteligência, ao mesmo tempo em que gerou as interferências que abalam o planeta, também compreendeu as conseqüências de suas ações e percebeu a necessidade de seguir novos rumos no futuro. Esses caminhos exigem mudanças de atitudes, de valores, bem como leis e decisões corajosas no sentido de garantir e preservar a variedade de vida na Terra.
A questão ambiental sendo um tema de grande importância atualmente levou-nos a passar sobre o rio Gravataí, visando contribuir para a formação de nossos alunos como cidadãos conscientes, capazes de decidir e atuar de forma comprometida com a vida.
Diante da realidade em que se encontra o rio Gravataí, buscamos alternativas para conscientizar a comunidade para a preservação do mesmo.


  1. Objetivo Geral
Conscientizar toda a comunidade escolar para a importância da responsabilidade ambiental e compreender de modo integrado a importância do rio Gravataí para a sobrevivência de toda a comunidade que dele depende, através de conscientização, reflexão e mudanças de atitudes.


  1. Objetivos Específicos
  • Destacar a conscientização e responsabilidade ambiental.
  • Alertar para o uso consciente da água.
  • Buscar alternativas para evitar o desperdício da água.
  • Compreender que cuidar do rio é preservar o meio ambiente em que vivemos.
  • Reconhecer os cuidados que se deve ter para proteger o rio.
  • Utilizar a água de forma adequada.
  • Conhecer os passos da realização do tratamento de água.
  • Tratar de questões como abastecimento, saneamento básico, recursos hídricos do planeta e fazer projeções para o futuro.
  • Participar de uma palestra com funcionários da CORSAN para conscientização e mudanças de hábitos e atitudes.




  1. Desenvolvimento
Abertura do Projeto: Apresentação do projeto para toda a comunidade escolar com o hasteamento da bandeira e será cantado o Hino Nacional.
Após os alunos irão assistir um documentário sobre o Rio Gravataí e um vídeo de fotos com a música Planeta Água do Guilherme Arantes.
Os alunos do 1º ao 7º ano farão diferentes atividades. Este trabalho será realizado em sala de aula com o professor titular da turma, buscando a conscientização sobre a importância do rio para todas as cidades que dele dependem e a necessidade de atitudes e valores.
As atividades previstas para Semana da Água são:


1º ano – Professora: Lisiane Alves
  • Música Planeta Água
  • Confecção da Bandeira da Turma para o desfile da água.
  • Livrinho sobre economia de água “Sabendo usar não vai faltar”.
  • Doenças da água (dengue).
  • Importância da água para nós, animais, plantas...
  • Explicação do ciclo da chuva.


2º ano – Professora: Lisiane Flores

  • Colar papel crepom nas frases “Água é vida” e “É preciso preservar a água”.
  • Recortar das revistas gravuras sobre água e colar no painel que foi exposto na sala
  • Confecção da bandeira da água
  • Música do Guilherme Arantes “Planeta Água”
  • Trabalho feito na Hora do Conto (gotas de água)
  • Debate sobre a preservação da água e sua importância para a vida de todos
  • Confecção do Rio Gravataí através de peixes colados no papel crepom azul representando a água do rio


3º ano – Professora: Simone (Turma 31) e Gislaine (Turma 32)
  • Português – leitura, interpretação, compreensão, vocabulário, ortografia, produção textual e Hora do Conto. Tema: Água
  • Ciências – estados físicos da água (sólido, gasoso e líquido). Ciclo da chuva.
  • Estudos Sociais – Rio Gravataí e sua história.
  • Educação Artística – Confecção da bandeira da água.


4º ano – Professora: Janaina (Turma 41)
  • Leitura individual e coletiva e interpretação do texto sobre água
  • Cartaz sobre a preservação de nossas águas
  • Confecção de uma bandeira em favor da água
  • Pesquisa estados físicos da água (livro)
  • Música água “Planeta Água”
  • Uso do dicionário





4º ano – Professora: Tânia (Turma 42)
  • Observação e desenho do globo, salientando a porcentagem de água potável
  • Poesia (Prazeres da Água)
  • Confecção de uma bandeira, ressaltando o compromisso da turma em economizar água.
  • Estados da água (sólido, líquido e gasoso)
  • Hino do Município de Gravataí
  • Palestra e concurso de desenho




5º ano – Professora: Neiva (Turma 51) e Professora Silvia (Turma 52)
  • Música: Planeta Água, interpretação, ilustração
  • Testos informativos: utilidades e importância da água, propriedades, prejuízos da água, ciclo da água, doenças transmitidas pela água, tratamento da água, estado físicos da água
  • Confecção de uma bandeira pela turma (alerta sobre o cuidado da água do planeta)
  • Mosaico com aplicação de gravuras sobre a água
  • Painel sobre a gota mensageira e história em quadrinhos










ÁREA


Matemática – Professora: Márcia
  • Leitura e diálogo sobre o uso da água
  • Confecção de cartaz sobre a água


História e Artes – Professora: Gorete
  • Cartazes
  • Testos
  • Debate
  • Folder – Maneiras de Economizar
  • Música
  • Bandeira de luta
  • Palestra




Ciências – Professora: Enilda
  • Texto: Nosso Planeta Água
  • Importância da água para a vida no planeta
  • Uso irracional causando esgotamento de fontes, pondo em riscoa saúde e economia das comunidades
  • Música: Planeta Água
  • Desenhos com o tema água




Português – Professora: Bárbara
  • Leitura sobre “Água”
  • Debates sobre “Estratégias para economia de água”
  • Estudo da música “Planeta Água”
  • Produção de desenhos sobre preservação da natureza, rios e da água


Ensino Religioso – Professora: Marizete
  • Trabalho em grupo com o,livro “Water Planet”
  • Pintura e leitura de partes da história (distribuídas em Xerox) consultando o livro e o dicionário para compreensão
  • Confecção da bandeira com figuras selecionadas
  • Ensaio da música “Planeta Água” de Guilherme Arantes


Biblioteca – Professora Gorete
  • Música
  • Cartazes: importância do uso da água
  • Desenho sobre a água


  1. Recursos
  • Materiais diversificados
  • Vídeo
  • Data Show
  • TV
  • Papéis variados
  • Recursos humanos

  1. Avaliação
A avaliação será feita ao longo do processo observando a participação e envolvimento da comunidade.