TÍTULO: ÁGUA – FONTE DE VIDA
DATA: 19/03/2012 à 05/04/2012
PÚBLICO ALVO: 1º ao 7º ano
ANO: 2012
- Justificativa
A água é um dos elementos de maior importância para todas as formas de vida na Terra.
O homem, com sua inteligência, ao mesmo tempo em que gerou as interferências que abalam o planeta, também compreendeu as conseqüências de suas ações e percebeu a necessidade de seguir novos rumos no futuro. Esses caminhos exigem mudanças de atitudes, de valores, bem como leis e decisões corajosas no sentido de garantir e preservar a variedade de vida na Terra.
A questão ambiental sendo um tema de grande importância atualmente levou-nos a passar sobre o rio Gravataí, visando contribuir para a formação de nossos alunos como cidadãos conscientes, capazes de decidir e atuar de forma comprometida com a vida.
Diante da realidade em que se encontra o rio Gravataí, buscamos alternativas para conscientizar a comunidade para a preservação do mesmo.
- Objetivo Geral
Conscientizar toda a comunidade escolar para a importância da responsabilidade ambiental e compreender de modo integrado a importância do rio Gravataí para a sobrevivência de toda a comunidade que dele depende, através de conscientização, reflexão e mudanças de atitudes.
- Objetivos Específicos
- Destacar a conscientização e responsabilidade ambiental.
- Alertar para o uso consciente da água.
- Buscar alternativas para evitar o desperdício da água.
- Compreender que cuidar do rio é preservar o meio ambiente em que vivemos.
- Reconhecer os cuidados que se deve ter para proteger o rio.
- Utilizar a água de forma adequada.
- Conhecer os passos da realização do tratamento de água.
- Tratar de questões como abastecimento, saneamento básico, recursos hídricos do planeta e fazer projeções para o futuro.
- Participar de uma palestra com funcionários da CORSAN para conscientização e mudanças de hábitos e atitudes.
- Desenvolvimento
Abertura do Projeto: Apresentação do projeto para toda a comunidade escolar com o hasteamento da bandeira e será cantado o Hino Nacional.
Após os alunos irão assistir um documentário sobre o Rio Gravataí e um vídeo de fotos com a música Planeta Água do Guilherme Arantes.
Os alunos do 1º ao 7º ano farão diferentes atividades. Este trabalho será realizado em sala de aula com o professor titular da turma, buscando a conscientização sobre a importância do rio para todas as cidades que dele dependem e a necessidade de atitudes e valores.
As atividades previstas para Semana da Água são:
1º ano – Professora: Lisiane Alves
- Música Planeta Água
- Confecção da Bandeira da Turma para o desfile da água.
- Livrinho sobre economia de água “Sabendo usar não vai faltar”.
- Doenças da água (dengue).
- Importância da água para nós, animais, plantas...
- Explicação do ciclo da chuva.
2º ano – Professora: Lisiane Flores
- Colar papel crepom nas frases “Água é vida” e “É preciso preservar a água”.
- Recortar das revistas gravuras sobre água e colar no painel que foi exposto na sala
- Confecção da bandeira da água
- Música do Guilherme Arantes “Planeta Água”
- Trabalho feito na Hora do Conto (gotas de água)
- Debate sobre a preservação da água e sua importância para a vida de todos
- Confecção do Rio Gravataí através de peixes colados no papel crepom azul representando a água do rio
3º ano – Professora: Simone (Turma 31) e Gislaine (Turma 32)
- Português – leitura, interpretação, compreensão, vocabulário, ortografia, produção textual e Hora do Conto. Tema: Água
- Ciências – estados físicos da água (sólido, gasoso e líquido). Ciclo da chuva.
- Estudos Sociais – Rio Gravataí e sua história.
- Educação Artística – Confecção da bandeira da água.
4º ano – Professora: Janaina (Turma 41)
- Leitura individual e coletiva e interpretação do texto sobre água
- Cartaz sobre a preservação de nossas águas
- Confecção de uma bandeira em favor da água
- Pesquisa estados físicos da água (livro)
- Música água “Planeta Água”
- Uso do dicionário
4º ano – Professora: Tânia (Turma 42)
- Observação e desenho do globo, salientando a porcentagem de água potável
- Poesia (Prazeres da Água)
- Confecção de uma bandeira, ressaltando o compromisso da turma em economizar água.
- Estados da água (sólido, líquido e gasoso)
- Hino do Município de Gravataí
- Palestra e concurso de desenho
5º ano – Professora: Neiva (Turma 51) e Professora Silvia (Turma 52)
- Música: Planeta Água, interpretação, ilustração
- Testos informativos: utilidades e importância da água, propriedades, prejuízos da água, ciclo da água, doenças transmitidas pela água, tratamento da água, estado físicos da água
- Confecção de uma bandeira pela turma (alerta sobre o cuidado da água do planeta)
- Mosaico com aplicação de gravuras sobre a água
- Painel sobre a gota mensageira e história em quadrinhos
ÁREA
Matemática – Professora: Márcia
- Leitura e diálogo sobre o uso da água
- Confecção de cartaz sobre a água
História e Artes – Professora: Gorete
- Cartazes
- Testos
- Debate
- Folder – Maneiras de Economizar
- Música
- Bandeira de luta
- Palestra
Ciências – Professora: Enilda
- Texto: Nosso Planeta Água
- Importância da água para a vida no planeta
- Uso irracional causando esgotamento de fontes, pondo em riscoa saúde e economia das comunidades
- Música: Planeta Água
- Desenhos com o tema água
Português – Professora: Bárbara
- Leitura sobre “Água”
- Debates sobre “Estratégias para economia de água”
- Estudo da música “Planeta Água”
- Produção de desenhos sobre preservação da natureza, rios e da água
Ensino Religioso – Professora: Marizete
- Trabalho em grupo com o,livro “Water Planet”
- Pintura e leitura de partes da história (distribuídas em Xerox) consultando o livro e o dicionário para compreensão
- Confecção da bandeira com figuras selecionadas
- Ensaio da música “Planeta Água” de Guilherme Arantes
Biblioteca – Professora Gorete
- Música
- Cartazes: importância do uso da água
- Desenho sobre a água
- Recursos
- Materiais diversificados
- Vídeo
- Data Show
- TV
- Papéis variados
- Recursos humanos
- Avaliação
A avaliação será feita ao longo do processo observando a participação e envolvimento da comunidade.