PROJETO FORMAÇÃO CONTINUADA


PROJETO: FORMAÇÃO CONTINUADA COM TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO / 2012


  1. Dados de Identificação


- Nome da Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Idelcy Silveira Pereira
- Nome do Projeto: Formação Continuada: Reflexão sobre a Prática Pedagógica e Inovação Educacional
- Equipe Diretiva: Diretora – Nóris Regina Quevedo Lemos
Vice-diretora Manhã - Simone Francisca da Silveira
Vice-diretora Tarde – Enilda Teresinha da Silveira
Supervisora – Simone Francisca da Silveira
Orientadora – Silvana Schmidt da Silveira
Presidente do Conselho Escolar - Silvana Schmidt da Silveira
- Número de professores: 22
- Carga horária do Projeto: 30 horas
- Período de realização: ano letivo de 2012
- Data: 27/02, 21/03, 25/04, 31/05, 31/08, 25/09, 17/10 e 19/11/2012.


  1. Justificativa


Este projeto será desenvolvido com os trabalhadores em educação, na escola, em 30 horas de formação ao longo do ano letivo de 2012.
O projeto visa garantir a formação continuada no qual envolverá a teoria e a prática, articulando os saberes.
Os encontros vivenciam oportunidade para o diálogo, a troca de experiências, momentos de estudo com referenciais teóricos, promovendo a constituição de um grupo no qual o sentimento de integração e afetividade prevaleça.
É essencial a participação de todos, pois os pontos comuns e os contrários provocam um compromisso maior com o grupo e a abertura para discutir esses pontos vai revelando o aprendido e as interpretações diversas.
As escolhas dos temas foram realizadas pelos trabalhadores em educação, por se achar necessário para uma reflexão e reelaboração de idéias, baseados na temática do 3º Congresso de Educação e no Fórum Permanente de Educação de Gravataí 2010.
Portanto acreditamos que este espaço cria a possibilidade dos educadores refletirem sobre sua prática pedagógica, visando à construção de novos saberes, favorecendo suas ações ao longo do ano.


  1. OBJETIVOS


    1. Objetivo Geral


Garantir oportunidades para o diálogo, a troca de experiências e o aprofundamento da teoria, favorecendo a consolidação dos conhecimentos e integração do grupo.


    1. Objetivos Específicos


  • Desenvolver um planejamento com a finalidade que todos aprendam, de acordo com a realidade que a escola está inserida.
  • Conhecer os projetos desenvolvidos na escola.
  • Compreender o ensino de 9 anos e sua política educacional, com ênfase no acesso e permanência na escola.
  • Conhecer as dificuldades de aprendizagem e sua influência no ensino e aprendizagem.
  • Repensar a avaliação como um processo de construção do conhecimento aproximando a teoria com a prática, rompendo com a idéia de punição.
  • Conhecer a função da avaliação diagnóstica e de controle da verificação do rendimento.
  • Promover a troca de experiências, atividades e conhecimentos entre todos os participantes.
  • Aprofundar a percepção de si mesmo, expressando seus sentimentos e desejos em relação ao grupo.


  1. Fundamentação Teórica


A busca da qualidade de ensino na formação básica voltada para a construção da cidadania, para uma educação sedimentada no aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser para as novas necessidades do conhecimento, exige necessariamente, repensar a formação inicial de professores, assim como requer um cuidado especial com a formação continuada desse profissional com um olhar crítico e criativo. Essa preocupação é relevante tendo em vista o atual contexto de reformas educacionais, que visam dar respostas à complexa sociedade contemporânea.
A modernidade exige mudanças, adaptações, atualizações e aperfeiçoamento. A concepção moderna de educador exige “uma sólida formação científica, técnica e política, viabilizadora de uma prática pedagógica crítica e consciente da necessidade brasileira” (Brzezinski, 1992 : 83).
O profissional consciente sabe que sua formação não termina na Universidade. Esta lhe aponta caminhos, fornece conceitos e idéias, a matéria-prima de sua especialidade.




Alonso (1994 : 6) desenha o perfil do novo profissional:
Torna-se um profissional efetivo, em contraposição ao tarefeiro
ou profissional burocrático. Esse profissional terá de ser visto
como alguém que não está pronto, acabado, mas em constan-
te formação. Um profissional independente com autonomia
para decidir sobre o seu trabalho e suas necessidades. Alguém
que está sempre em busca de novas respostas, novos encami-
nhamentos para seu trabalho e não simplesmente um cumpri-
dor de tarefas e executor mecânico de ordens superiores e,
finalmente, alguém que tem seus olhos para o futuro e não
para o passado.
Como formar (ou reformar) o formador para a modernidade? Através de uma formação continuada, que, além de reforçar ou proporcionar os fundamentos e conhecimentos de sua disciplina, o mantenha constantemente a par dos progressos, inovações e exigências dos tempos modernos.
Esteves (1993 : 66) aponta algumas características da formação continuada:
Uma ruptura com o individualismo pedagógico, ou seja, em que
o trabalho e a reflexão, em equipe, se tornam necessários, uma
análise científica da prática permitindo desenvolver, com uma
formação de nível elevado, um estatuto profissional, um profis-
sionalismo aberto, isto é, em que o ato de ensino é precedido de
uma pesquisa de informações e de um diálogo entre os parceiros
interessados.
Na implantação de qualquer proposta pedagógica que tenha implicações em novas posturas frente ao conhecimento, conduzindo a uma renovação das práticas no processo ensino-aprendizagem, a formação continuada de professores assume um espaço de grande importância (PERRENOUD, 2000).
A formação contínua é (NÓVOA, 1991, Freire 1991 e Mello 1994) saída possível para a melhoria da qualidade do ensino, dentro do contexto educacional contemporâneo. “Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática.” (Freire, 1991 : 58)
Para o autor, a formação permanente é uma conquista da maturidade, da consciência do ser. Quando a reflexão permear a prática docente e de vida, a formação continuada será exigência para que o homem se mantenha vivo, energizado, atuante no seu espaço histórico, crescendo no saber e na responsabilidade.
Nessas dimensões, a formação continuada aparece associada ao processo de melhoria das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores em sua rotina de trabalho e em seu cotidiano escolar.
Portanto, dar continuidade à formação dos docentes nas escolas, seu local de trabalho, implica um permanente acompanhamento destes, para complementar, mudar e/ou melhorar a formação já obtida e também para o aprofundamento de estudos da prática cotidiana do contexto real de desempenho profissional, ou seja, a instituição escolar.


  1. METODOLOGIA


O projeto se desenvolverá ao longo do ano de 2012 num total de 30 horas com os profissionais de educação da Escola Municipal Professora Idelcy Silveira Pereira.
Far-se-á uso de dinâmicas e técnicas que enfoque os assuntos sugeridos pelos profissionais. Far-se-á uso de diálogo, propiciando a comunicação dos participantes.
O enfoque se dará na reflexão da prática pedagógica e possíveis mudanças nas ações na sala de aula e setores.


  1. CRONOGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA – CAT E ÁREA


DATA
HORÁRIO
TOTAL
ASSUNTOS
27/2
8h às 12h
13h às 17h
8h
  • Dinâmica de integração
  • Organização do ano letivo 2012
  • Acolhida aos professores e funcionários
  • Aprovação do Calendário 2012

21/3
17h às 20h
3h
  • Dinâmica: Auto-Conhecimento
  • Motivação
  • Avaliação

25/4
17h às 20h
3h
  • Metas para 2012
  • Avaliação
  • Plano de Estudos

31/5
17h às 20h
3h
Oficina de Literatura
Palestrante a combinar: Gládis Barcelos

31/8
17h às 20h30min
3h30min
Oficina de Matemática
Palestrante a combinar: Maria Cristina Rangel

25/9
17h às 20h
3h
Plano de Estudos

17/10
17h às 20h30min
3h30min
Palestra sobre Motivação
Palestrante a combinar: Jorge Trevisol

19/11
17 às 20h
3h
  • Metas de 2012
  • Avaliação do ano letivo



  1. AVALIAÇÃO


A avaliação se dará durante o processo e no final de 2012.














  1. Referências Bibliográficas


  • ALONSO, Myrtes. Uma tentativa de redefinição do trabalho docente. São Paulo : 1994


  • BRZEZINSKI, Ria. Notas sobre o currículo na formação de professores: teoria e prática. UNB, 1994




  • FREIRE, Madalena. A Formação Permanente. In: Freire, Paulo: Trabalho, Comentário, Reflexão. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991


  • MELLO, Guiomar Nano de. Cidadania e Competitividade – desafios educacionais do terceiro milênio. São Paulo: Cortez, 1994




  • NÓVOA, Antônio (1992 a). Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA (org) Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote


  • PERRENOUD, Philippe (2000). Pedagogia Diferenciada: das intenções à ação. Porto Alegre: Artmed




  • RODRIGUES, Angela S. ESTEVES, Manuela. Análise das necessidades na formação de professores. Porto Editora, 1993