PROJETO INDISCIPLINA E CONVIVÊNCIA


  1. TEMA: In(disciplina) e Boa Convivência


  1. JUSTIFICATIVA


Atualmente, um dos grandes desafios para os educadores é enfrentar a indisciplina nas salas de aula. Como fazer? O que fazer? Não existem receitas prontas, o que vale é promover situações em que frente aos conflitos usemos a sabedoria de dialogar e ter coerência nos procedimentos.
Este projeto será desenvolvido na escola para que juntos enfrentemos a indisciplina e a carência de valores morais e limites por parte dos alunos.
Sabemos que grande parte dos comportamentos indisciplinados estão relacionados a questões familiares, isto é, à falta de imposição de limites por parte dos pais. Grande parte desses pais atribuem à falta de tempo a dificuldade de educar seus filhos, que quando presentes tem dificuldade de dizerem “não”, outros apesar de pais presentes, são órfãos de pais vivos, pois não0 querem se indispor com seus filhos sendo bastantes permissivos.
Neste sentido a escola se propõe a trabalhar com questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de valores morais para a boa convivência dos alunos, no qual serão realizadas diversas atividades para a melhor relação do professor-aluno.


  1. OBJETIVOS


    1. Objetivo Geral
Promover reflexões sobre situações de conflitos contribuindo assim para construir um ambiente harmônico entre alunos, professores e funcionários através da boa convivência.


    1. Objetivos Específicos


  • Promover situações de diálogo e construção do respeito com o outro.
  • Incentivar o cumprimento das regras da escola e sala de aula.
  • Propor situações desafiadoras em que a participação nas decisões seja efetivada.
  • Dar voz aos alunos para que sejam respeitados e aprendam a respeitar.
  • Abrir espaços aos alunos para discussões dos conflitos.
  • Interiorizar a importância de demonstrar valores para facilitar os relacionamentos.
  • Promover a autoridade do professor através do diálogo e da construção do respeito ao próximo.






  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


Estamos vivendo um novo contexto, influenciado por mudanças políticas, sociais, econômicas e culturais, a escola assume um papel diferenciado na sociedade.
Os professores têm mais acesso as formações de aperfeiçoamento. Os alunos, por sua vez, têm liberdade de questionarem, tirar suas dúvidas e se posicionarem.
Atualmente, existe um maior incentivo da família quanto aos estudos e uma quantidade de recursos que facilitam a aprendizagem. Porém nem todos conseguem utilizar esses recursos de forma crítica.
O papel do professor na escola está mais abrangente, devendo estar atento a capacidades cognitivas, físicas e afetivas. Tendo um compromisso maior com o projeto pedagógico e com a motivação de seus alunos.
Um dos problemas que enfrentamos nas escolas é a indisciplina dos alunos nas salas de aula. A causa da indisciplina poderia ser atribuída a falta de imposição de limites por parte dos pais, ou ainda pela falta de valores ou do enfraquecimento do vínculo com a moralidade.
Segundo Rocha(1996, p 388), “indisciplina é a falta de disciplina que significa: regime de ordem imposta ou livremente consentida, a ordem que convém ao funcionamento regular de uma organização”.
A falta de disciplina dos alunos se comprova com o desinteresse aos estudos, com alunos muito falantes, descomprometidos, que ignoram a presença do professor, não respeitam os professores e alunos, sem noção de limites.
Sabemos que certos comportamentos indisciplinados estão relacionados a falta de valores morais e ninguém nasce indisciplinado.
O comportamento indisciplinado resulta de inúmeras influências que a criança recebe ao longo de seu desenvolvimento, que não estão alheias a família ou a escola, pois o aluno participa de diferentes contextos sociais e tem diferentes aprendizagens.
Inúmeros são as causas da indisciplina dos alunos nas escolas, algumas a escola pode ajudar a resolver e outras necessitam de profissionais especializados.
Segundo Vasconcellos (p.8, 1998) “Sempre que pensamos em disciplina, logo nos vem à mente as idéias e limites (restrições, frustrações, interdição, proibição, etc) e de objetivos (finalidade, sentido de limite colocado). A nosso ver, a crise da disciplina escolar hoje está associada justamente à crise de objetivos e de limites que estamos vivendo.”
O aluno não consegue ter objetivos em relação aos estudos, questiona “para que estudar?”. Não vêem sentido em ter conhecimento, não conseguem imaginar seu futuro, falta perspectivas.
Quanto aos limites, as famílias também estão perdidas, em crise, assim o problema se reflete na escola.
Discutir o sentido ético da convivência humana nas relações faz com que o aluno faça uma reflexão sobre suas escolhas. O que é certo e o que é errado nas relações sociais e práticas pessoais.
Os valores morais e éticos orientam as ações na sociedade. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) o tema ética é um dos Temas Transversais, que tem como preocupação em trazer valores éticos ao Ensino Fundamental, porque a escola tem um papel importante na formação da criança, por isso a necessidade de trabalhar valores éticos.
É importante desenvolver um projeto sobre valores éticos, para que os alunos tenham a capacidade de analisar os diversos valores presentes no meio social e na construção dos princípios que regem a convivência humana.
O professor tem um papel de suma importância, pois ele é que cria espaços para diálogo, inova as aulas, sendo mediador pedagógico nas relações interpessoais.
Isto se confirma com Engers (2000, p.298) que diz: “...as relações interpessoais são muito importantes para que o aluno compreenda o valor da escola...”
É necessário que a escola proporcione momento de coletividade para resolver seus conflitos, baseado nos princípios éticos, desde o primeiro ano escolar, pois Ética de aprende na prática, as questões ligadas à moral e à vida devem ser tratadas como conteúdos.
O trabalho em relação à indisciplina, deve ocorrer cotidianamente para garantir um ambiente harmônico e de cooperação, no qual os valores sejam garantidos. O que se deve ter na mente é que conflitos sempre vão existir, porém o modo como vamos resolvê-los é que fará a diferença, com soluções justas e respeitosas.


  1. METODOLOGIA


  • Formação de professores (2h)
  • Encontro de professores para uma conversa ativa (discussão do assunto e juntos encontrar soluções) sobre (in)disciplina.
  • Quais os problemas quanto à indisciplina que os professores encontram na escola?
  • Como podemos fazer para resolvê-los?


ATIVIDADES QUE SERÃO DESENVOLVIDAS
SÉRIE
DISCIPLINA
2º TRIMESTRE
3º TRIMESTRE
6º e 7º
Matemática
Prof. Márcia
  • Diálogo sobre respeito: escola, família, comunidade e trânsito.
  • Jogo dominó e trilha sobre o trânsito (direitos e deveres)
  • Trilha potenciação no trânsito (placas)
  • História em quadrinhos Cascão e Cebolinha: valor da amizade.
  • Mensagem: O Lobo Mau o Lobo Bom (valores internos. Lobos internos.
  • Mini cartaz: Mil coisas para fazer no ano.
  • Dinâmica na sala: O feitiço virou contra o feiticeiro (o que não queres prá si não faz para o outro).
  • Diálogo sobre a Boa Convivência e confecção de um móbile.
6º e 7º
Geografia e Artes
Prof. Ângela
  • O que são valores?
  • Valores “universais” nas diferentes culturas.
  • Formas de “utilizar” os bons valores no dia-a-dia escolar e em sociedade.
6º e 7º
Português
Prof. Bárbara
  • Respeito (pesquisa e textos referentes ao assunto)
  • Amizade (debates)
  • Cidadania (o que é?)
  • Tipos de convivência (montar painéis sobre o assunto)
  • Tolerância
6º e 7º
Inglês e Ens. Religioso
Prof. Marizete
  • Tema: Valores
  • Escolha de um filme (sugestões: Escritores da Liberdade; Um Sonho Possível; Meu Malvado Favorito)
  • Trabalhos com textos
  • Palestra e debate
  • Confecção de cartazes
  • Premiação (certificado) para alunos com desempenho A (na maioria) nos 2 trimestres.
  • Tema: boa convivência
  • Debate e confecção de painel sobre o tema.
  • Criar regras de boa convivência com as turmas (boa convivência em casa, na escola, na comunidade).
6º e 7º
Educação Física
Prof. Adriane
  • Buscar algumas atividades que trabalhem com a cooperação entre os alunos, textos que façam refletir sobre o assunto e (se possível) algum filme que trate de problemas de indisciplina e relacionamentos em geral.
6º e 7º
História
Prof. Gorete
  • Música
  • Reflexão (mensagem)
  • Filme
  • Debate e técnicas
  • Reflexão
  • Mensagem
  • Técnicas
  • Debates
  • Palestras
6º e 7º
Ciências e Matemática
Prof. Enilda
  • Mensagem para reflexão
  • Debates
  • Técnicas
  • Mensagens
  • Filme
  • Técnicas
  • Palestra
  • piquenique


ATIVIDADES PREVISTAS PARA O PROJETO DESENVOLVIDAS PELO SOE:
  • 1º, 2º e 3º anos:
Tema: Amizade – autoconhecimento e auto-estima
  • Trabalho com o livro “Nós” de Eva Furnari


  • 4º e 5º anos (6 encontros)
Tema: Autoconhecimento e auto-estima
  • Trabalho com o livro “Criança Genial” de Cláudia Cotes – Ed. Paulinas
  • Trabalho com ECA
  • Direitos e deveres dos alunos
  • 4º ano: bullingyn
  • 5º ano: diferenças e sexualidade


  • 6º e 7º anos (6 encontros)
Tema: drogas, gravidez e diferenças, morte, amor conjugal e amizade
  • Trabalho com 0o ECA (direitos e deveres)
  • Ato infracional (ECA)
  • Autoconhecimento e auto-estima
  • Filme: O Estudante


CULMINÂNCIA DO PROJETO


Se dará no dia 27/10/2012, num sábado integrador (Dia da solidariedade). Serão realizadas atividades que envolvam os alunos como dinâmicas e teatros, abordando o tema valores, também ocorrerá uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos.


  1. AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá ao longo do projeto, com a participação de todos os professores e alunos nas atividades interdisciplinares.


  1. REFERÊNCIAS
  • Rocha, Ruth. Minidicionário. São Paulo – Scipione, 1996
  • Engers, Maria Emilia Amaral. A Epistemologia da Prática Reflexiva e a Pedagogia do Tato no Cotidiano Escolar. Porto Alegre: Edipucrs, 2000
  • Vasconcellos, Celso dos S. O desafio da (In)disciplina em sala de aula e na Escola. São Paulo: Libertad. Centro de Formação e Assessoria Pedagógica, 1998