PROJETO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA COM OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO / 2012
- DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
- NOME DA ESCOLA: EMEF Professora Idelcy Silveira Pereira
- NÚMERO DE PARTICIPANTES: 23
- CARGA HORÁRIA DO PROJETO: 3 horas
- DATA: 31 de maio de 2012
- PALESTRANTE: Gládis Maria F. Barcellos
- TEMA: Práticas de Literatura Infanto-Juvenil
- JUSTIFICATIVA
Percebendo a importância de criar condições institucionais de fomento à leitura, o projeto visa garantir a formação continuada no qual envolverá a teoria e sugestões de prática em Literatura Infanto-Juvenil, articulando os saberes de todos os professores da escola.
Consideramos que por meio das práticas pedagógicas de leitura, os professores também produzem, mobilizam e ressignificam saberes que se voltam para sua formação. Assim assumimos uma atitude de reconhecimento da relevância do contexto das práticas de leitura para a formação continuada docente, à medida que contribuem para a (re)construção de seu saber e seu fazer.
A atividade visa promover uma oficina com a escritora, bibliotecária e oficineira Gladis Maria Barcellos com práticas de leitura com os professores da escola para incentivar e incrementar a leitura no âmbito escolar.
- OBJETIVO GERAL
Promover uma oficina que busque despertar e incentivar a leitura no âmbito escolar visando sugerir práticas de leitura para uma melhor qualidade do ensino-aprendizagem.
- METODOLOGIA
A oficina será ministrada na Escola Municipal Professora Idelcy Silveira Pereira, no dia 31 de maio das 17h às 20h.
A palestrante convidada será Gládis Maria F. Barcellos que abordará práticas para a Literatura Infanto-Juvenil.
O enfoque se dará na reflexão da prática da leitura como prioridade no processo de aprendizagem.
- PÚBLICO ALVO
- Professores e Equipe Diretiva da Escola Municipal Professora Idelcy Silveira Pereira.
- Professores e Equipe Diretiva da Escola Municipal Antonio Ramos da Rocha (escola convidada).
- RECURSOS
- Folha de ofício
- Canetas
- Custo de R$ 300,00
- Livros
- Materiais diversos
- AVALIAÇÃO
A avaliação será feita ao final da oficina observando a relevância do tema, a participação e o envolvimento de todos os participantes.