PROJETO DE LEITURA


PREFEITURA MUNCIPAL DE GRAVATAÍ
SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA IDELCY SILVEIRA PEREIRA
BIBLIOTECA RAIO DE LUZ – PROJETO DE LEITURA


  1. TEMA: Mundo da leitura


Este projeto justifica-se pela necessidade de vivenciar o mundo da leitura como hábito diário e afetivo.
É uma oportunidade de estar em contato com diferentes tipos de textos, com leituras significativas.
O processo escolar não se reduz apenas a transmissão de conteúdos ou conhecimentos, mas vem acompanhado de situações, no qual, os alunos vivenciem o papel de leitores, mesmo antes de saberem ler convencionalmente. Assim possibilita às crianças atentarem não só aos conteúdos, mas também à curiosidade à forma, aos aspectos da linguagem, aos ritmos e às rimas, além de questões culturais e afetivas.
O projeto foi solicitado pelas bibliotecárias da escola e pelos pais através do fórum da educação, etapa escolar, realizado em 2009 e 2010.
Portanto, acreditamos que através da leitura na escola e em suas casas, as crianças e os pais ou familiares construirão um significado para os textos lidos e refletirão sobre sua realidade.
Para garantir o sucesso do projeto as leituras serão realizadas pelos professores e alunos no início das aulas e através de sacolas de leitura para a família.


  1. OBJETIVO GERAL


Oportunizar aos educandos e aos pais e/ou familiares momentos de leitura de forma efetiva e produtiva.


  1. OBJETIVOS ESPCÍFICOS


  • Reconhecer a leitura como um ato fundamental para o desenvolvimento do sujeito.
  • Resgatar o gosto pela leitura.
  • Valorizar a leitura como fonte de prazer.
  • Ampliar o repertório de tipos de texto.
  • Promover interações significativas entre as crianças nas atividades de leitura .






  1. METODOLOGIA


O trabalho terá início em março de 2012 até dezembro de 2012 e se desenvolverá diariamente em todas as turmas no início das aulas, em torno de 15 minutos, podendo se estender conforme a necessidade da turma, o qual serão realizadas leituras de diferentes tipos de textos (artigos, poemas, crônicas, gibis, romances, histórias infantis, notícias, contos, receitas, panfletos e outros), com dinâmicas variadas que instiguem o prazer da leitura.
Cada turma receberá uma sacola com diferentes tipos de leituras que serão realizadas pelos pais e/ou familiares. Os alunos levarão a sacola para casa por um dia para a família realizar a leitura dos materiais contidos nela.
Para garantir que esses alunos tornem-se leitores autônomos necessitam do apoio dos professores e dos colegas, que servem para construir aprendizagens e competências necessárias, levando às crianças a reflexão do que foi lido.
A biblioteca da escola fornecerá o material para as sacolas de leitura com diferentes tipos de textos.
Na leitura diária realizada em sala de aula o professor titular do Currículo ou professor da área de cada turma trará para a sala o material de leitura, podendo também o aluno sugerir textos para o grupo.


  1. RECURSOS


Materiais utilizados: sacola em tecido jeans, jornais, revistas, receitas, bulas de remédio, panfletos, catálogos, livros infantis e infanto-juvenis, poesias, crônicas, etc.


  1. AVALIAÇÃO


A avaliação se dará ao final do ano letivo através de observações, diálogos com os alunos e pais sobre o projeto e perspectiva de continuar no próximo ano. Bem como quais sentimentos que surgiram e aprendizagens construídas.