PROJETO RECREIO


PROJETO RECREIO DIRIGIDO: COOPERAÇÃO E RESPEITO
  1. TEMA: HARMONIA NO RECREIO


  1. JUSTIFICATIVA
Este projeto será desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental devido a necessidade de buscar alternativas para melhorar a convivência entre as crianças e adolescentes no horário do recreio.
Nas vivências cotidianas das crianças e adolescentes aparecem conflitos, cabendo a escola buscar alternativas para valorizar o diálogo, propondo momentos que ajudem a mudanças de atitudes e preconceitos sobre as pessoas que as rodeiam.
Para garantir que os alunos mudem suas atitudes no horário do recreio, serão realizadas atividades dirigidas e coordenadas pelos alunos das séries finais com os alunos das séries iniciais.
Portanto, acredita-se que esses momentos de integração entre os alunos de todas as turmas promovem a diminuição dos conflitos no recreio e envolve os alunos em momentos prazerosos.


  1. OBJETIVOS


    1. OBJETIVO GERAL
Proporcionar atividades culturais e esportivas visando à maior interação entre os alunos de todas as turmas diminuindo os conflitos no recreio.


    1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Exercer os direitos e deveres adotando no dia-a-dia atitudes de cooperação e respeito.
  • Propor momentos de dialogar, ouvir e respeitar opinião alheia e tomar decisões em conjunto.
  • Integrar todos os alunos de todas as séries com atividades esportivas.
  • Valorizar os esportes na formação de crianças e adolescentes.
  • Desenvolver habilidades que contribuam para harmonia e formação da cidadania.


  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As vivências entre os grupos de alunos em escolas, nos faz refletir sobre a importância de cuidar para que esta educação que eles recebem seja de qualidade e não se limite a transmissão de conteúdos, mas venha acompanhado da formação de atitudes, valores e do respeito às diferenças.
O maior problema, com certeza, enfrentado pelas escolas nos dias atuais são em como superar os problemas de relacionamento no cotidiano escolar e como enfrentar estes conflitos.






Neste mesmo assunto Gotzens (2003, p.22) relata:


A indisciplina escolar não consiste em um receituário de propostas para enfrentar problemas de comportamento dos alunos, mas um enfoque global da organização e da dinâmica do comportamento na escola e na sala de aula, coerente com os propósitos de ensino, cuja a obtenção é perseguida.


A escola se depara com muitos alunos que apresentam indisciplina e os professores muitas vezes sentem-se despreparados para lidar com esse aluno, não conseguindo evitar que os problemas de conflito evoluam.
Neste sentido as crianças desafiam a autoridade dos professores criando situações de não aceitar regras de convivência.
Mediante as situações de conflito torna-se necessário proporcionar aos alunos momentos que possam relacionar-se em grupo, assim compreendendo regras e normas para o convívio harmônico do grupo, como nos esportes.
Assim, os esportes de atividades recreativas têm um papel fundamental na formação das crianças e dos jovens, pois desenvolvem habilidades e posturas que proporcionam momentos de harmonia e formação da cidadania.
Os jogos contribuem de forma prazerosa no desenvolvimento global da criança e do jovem, trabalhando a inteligência, a afetividade, a motricidade e a sociabilidade.
Neste sentido o jogo é uma atividade social, pois depende das regras de convivência possibilitando relacionamentos afetivos.
É necessário criar espaços para os jogos e garantir que todos possam participar de alguma atividade.
De acordo com Serrão (1999, pg. 32: “O respeito no grupo se consolida quando vínculos são estabelecidos e limites definidos. Ele não brota naturalmente, mas é cultivado dentro do grupo como uma planta que precisa ser posta em solo adubado, ser regada e cuidada para que floresça e dê frutos.”
Sendo assim, acredita-se que uma nova sistemática no horário do recreio, proporcionando a interação entre os alunos, o desenvolvimento de talentos e outras atividades trará um novo gosto pela escola.


  1. METODOLOGIA
O projeto será desenvolvido com os alunos do turno da tarde de 1º ao 5º ano, coordenados por alguns alunos do turno da manhã do 7º anos. Se fará uso de diversas atividades esportivas e recreativas monitoradas pelos alunos do 7º ano e coordenadas pela orientadora educacional no horário do recreio.
O trabalho será realizado nos meses de junho e julho após avaliação podendo ser prorrogado até o final do ano.
1º MOMENTO:
Trabalhar nas duas turmas de 7º ano com textos que tragam conceitos e histórias que tratam sobre o bullying, fazendo reflexões e murais sobre o tema.




2º MOMENTO:
Professores participarão da escolha e organização das atividades relacionando os materiais aos temas.
3º MOMENTO:
Realizar reuniões com a orientadora educacional, equipe diretiva , líderes de turma e alguns alunos para formar uma equipe de monitores e decidir quais atividades irão desenvolver e quais espaços da escola podem ser utilizados.
4º MOMENTO:
Os alunos serão orientados sobre como utilizar os espaços e garantir que todos participem das atividades.


  1. RECURSOS
Cordas, bolas, bambolês, bolinhas de gude, etc. aparelhos de som, CD.


  1. AVALIAÇÃO
A avaliação das atividades se dará no final do mês de julho e durante o projeto, podendo ser prorrogado até o final do ano letivo fazendo um rodízio de monitores.


  1. REFERÊNCIAS


  • Gotzens, Concepción. A disciplina escolar: prevenção e intervenções nos problemas de comportamento. Trad. De Fátima Murad. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.


  • Serrão, Margarida; Ballebiro, Maria Clarice. Aprendendo a ser e a conviver. São Paulo: FTD.1999.